Entrevista com o Diretor de Desenvolvimento Se-Yong Kim

Entrevista com o Diretor de Desenvolvimento Se-Yong Kim

O site chinês (17173.com) entrevistou recentemente o diretor de desenvolvimento e vice-presidente do Tree of Savior, Se-Yong Kim,com perguntas mais especificas a respeito do jogo como instâncias, chefes (bosses) e sistema de cartas.
Este artigo irá responder muitas perguntas que vem sendo feitas até antes antes da G-Star 2014.

– Progresso global de desenvolvimento em 70% e controle por teclado –

171713: Tree of Savior é visto como uma sequela de Ragnarok Online, aos olhos de muitos jogadores. Qual é sua opinião sobre esses dois jogos, há ligação entre eles? Quando é que poderemos jogá-lo?
Se-Yong Kim: Nós desenvolvemos Ragnarok Online há 12 anos. Agora, apesar de Tree of Savior ser desenvolvido sob a mesma equipe de produção, o jogo é completamente diferente de Ragnarok Online. (Ragnarok Online é baseado em uma história em quadrinhos, por isso tem mais elementos do oriente, já o Tree of Savior é desenvolvido baseado na mitologia lituana, tem elementos mais europeus).

Antes de desenvolver o Ragnarok Online nós publicamos um jogo single player (Ele está se referindo a Arcturus). Tree of Savior é mais parecido com ele, como o uso de teclado para controlar, comando de pulo, subir em telhados e algumas outras ações.
Nós ainda estamos incertos em quando os chineses poderão jogar o jogo. Atualmente estamos discutindo o CBT da Coréia do Sul com a Nexon. Até agora, o desenvolvimento geral do jogo está em 70%.

Se-Yong Kim, Diretor de Desenvolvimento.

17173: Tree of Savior é totalmente controlado pelo teclado, o mouse não é utilizado.  Será que este design trará confusão para os jogadores? Especialmente para os jogadores veteranos de Ragnarok Online, eles se sentirão totalmente desacostumados com o design?
Se-Yong Kim: Sim, este jogo é jogado totalmente controlado teclado, o mouse é utilizado apenas para a interação com a interface do usuário, e até mesmo rotação de câmera não é possível (será fixa ao personagem). Isto é porque nós acreditamos que este jogo não é adequado para o jogar com o mouse. É claro, os jogadores podem optar por usar gamepads (joysticks) também.

No entanto, você não deve se preocupar em ficar acostumado a jogar com o teclado. Durante nosso teste de desempenho técnico (Focus Group Test), pedimos especificamente para jogadores de Ragnarok Online testarem. Eles jogaram por provavelmente uns 10 minutos e concluíram que não é um problema jogar Tree of Savior sem o mouse.

Algumas das classes do jogo.

17173: Tree of Savior tem 80 classes, como elas são projetadas? Você categoriza-as como diferentes uma das outras, mesmo que tenham uma diferença de habilidade?Se-Yong Kim: No início, o jogador escolher entre as quatro classes básicas. Durante o avanço da classe, cada classe básica pode ramificar-se em outras 20 classes. É assim que temos as 80 classes, muitas classes para escolher, até mesmo algumas delas dificilmente podem ser encontradas em outros jogos. No futuro, estamos planejando adicionar mais avanços das classes básicas (segundo rank, terceiro rank).

Todas as habilidades de cada classe são diferentes. Por exemplo, a Oracle da linhagem dos Wizards, um Oracle pode avançar no tempo, viajar num momento do passado e tempo (Neste caso, talvez ele tenha se confundido com a classe Chronomancer, também da linha dos Wizards). Não há outras classes que têm tais habilidades. Os nomes das classes são distinguidas por competências; há muitas classes que têm cultura e elementos orientais.

Vakarine, Deusa da Estrela Noturna.

17173: Falando sobre elementos orientais, há jogadores em Ragnarok Online que consideram isso como um fator de sucesso para o jogo, os monstros e edifícios com base na cultura oriental podem dar aos asiáticos uma melhor impressão. No entanto, Tree of Savior está mais voltado para a cultura ocidental, o que é a razão para este design?
Se-Yong Kim: Ragnarok Online é baseado em uma história em quadrinhos. Na história em quadrinhos, há muitos elementos orientais. Tree of Savior é desenvolvido baseado na mitologia lituana (Thor era um dos deuses e seu símbolo é a árvore de carvalho), por isso é mais voltado para elementos europeus. Enquanto Ragnarok Online tem grandes mapas do mundo, Tree of Savior vai focar mais em detalhes.

– Raids de chefes (bosses) de mapas instânciados suportam 200 jogadores – 

17173Até agora, os monstros em Tree of Savior parecem ser mais “exóticos”, mas não deixam uma impressão profunda para nós. Isto é por causa do vista do jogo?
Se-Yong Kim: Sim, nós queríamos fazer Tree of Savior um jogo mais fantasioso. Usamos árvore, pedra, metal, etc, para criar os monstros. Você pode ver os monstros do elemento madeira, quando se movem eles parecem formigas. Isso dá uma sensação mais natural.

Na verdade,todo o cenário e monstros do jogo tem o elemento de “planta” em si. Quer se trate de masmorras ou vilas, há muitas árvores. Até mesmo algumas masmorras estão contidas dentro da própria árvore. É também por isso que este jogo é chamado de Tree of Savior. Talvez porque nem todo mundo está exposto ao jogo ainda,  acredito que quando todo mundo jogá-lo, não importa a cena ou os monstros, vão dar uma impressão duradoura para os jogadores.

Chefes (bosses) instânciados.


17173
: Você falou sobre instâncias anteriormente. Em Ragnarok Online, PvE (Player versus Environment) e as batalhas contra os chefes (bosses) são todas nos campos. Tree of Savior será diferente?
Se-Youg Kim: As instâncias em Tree of Savior também estão nos campos. Estamos em um mundo aberto. As instâncias são diferentes dos MMORPGs tradicionais, onde são fechadas e separadas. Os jogadores podem ir lutar contra o chefe (boss) sozinho ou em party (grupo) de até cinco membros para lutar juntos.

Devido à concepção de mundo aberto, um chefe (boss) de raid pode suportar até 200 jogadores ao mesmo tempo. Cada uma das partys  (grupos) só podem ter o máximo de cinco membros. Mesmo que você não entre em party (grupo) com o resto dos 195 jogadores, haverá certo tipo de interação entre todos os jogadores.

17173: Com tantas pessoas reunidas, haverá casos de roubarem chefes (bosses) mortos ou PvP (Player versus Player) em grande escala nos campos? Como o jogo é projetado em termos de PvP? Você está planejando projetar algo como “War of Emperium” (WoE) em Ragnarok Online?
Se-Yong Kim: PvP não é permitido nos campos e instâncias. No entanto, teremos arenas para 1vs1 e 3vs3. No futuro, nós estamos pensando em implementar 5vs5 na arena. Por agora, nós não aplicaremos qualquer tipo de sistema de Guerra entre Guildas (GvG) como outros jogos, mas vamos considerar esta opção.

– Sistema de cartas permite ao jogador summonar, montar e controlar chefes (bosses) – 

17173: Parece que o Tree of Savior será voltado para o conteúdo PVE. Até agora, quantos chefes (bosses) existem? O que os jogadores podem ganhar ao derrotá-los?
Se-Yong Kim: Até agora, temos cerca de 200 chefes (bosses). Cada um possui características distintas. Por exemplo, alguns chefes (bosses) vão constantemente convocar minions (servos), alguns irão escapar quando receber dano e todos terão de persegui-lo a fim de derrotá-lo.

De acordo como estão as coisas, haverá equipamentos, ingredientes e cartas. Diferentes classes podem usar cartas de forma diferentes. Por exemplo, Sorcerer pode convocar/summonar um chefe (boss) usando sua carta; Wugushi que é especializado em envenenamentos, pode utilizar cartas para alterar o conteúdo do veneno; e, é claro, as cartas podem ser utilizadas diretamente como habilidade (skill) também.

17173: Você só é capaz de usar a carta uma vez? E as cartas apenas dropam por monstros do tipo chefe (boss)?
Se-Yong Kim: Há uma série de usos para as cartas, eu apenas revelei a ponta do iceberg. Se o jogador usar a carta como uma habilidade (skill), em seguida, a carta irá desaparecer depois de ser usada. No entanto, para alguma outra classe, como Sorcerer, esta carta é permanente. Sorcerers podem convocar chefes (bosses), montar sobre o chefe (boss), tratá-lo como animal de estimação e também pode ser usado em batalha. A utilização de cartas é dependente das classes e sim, somente os chefes (bosses) poderão dropar as cartas.

Sorcerer montado em um chefe (boss) invocado/summonado.

17173: Então as cartas serão o centro da jogabilidade em Tree of Savior?
Se-Young Kim: Não, o uso das cartas é apenas uma parte do jogo. Nosso foco principal ainda são as 80 classes que irão trazer uma experiência completamente diferente em Tree of Savior.

*Lembrando que ainda postaremos a entrevista do nosso parceiro Tree of Savior Game em breve, portanto fiquem atentos.
Fonte: Tree of Savior Game

——————– English Version ——————–

A chinese website (17173.com) recently interviewed Tree of Savior development director and vice president Kim Se-Yong about Tree of Savior, game play, instances, bosses and card system. This article will answer a lot of questions that has been asked before prior to G-Star 2014.

– Overall progress of development in 70% and control by keyboard –

17173: Tree of Savior is seen as a sequel to Ragnarok Online in the eyes of many gamers. What is your view on these two games, is there link between these two games? When can we play the game?
Kim Se-Yong: We developed Ragnarok Online 12 years ago. Now, although Tree of Savior is developed under the same production team, the game is completely different from Ragnarok Online. (Ragnarok Online is based on a comic book, so it has more of an Eastern element. Whereas Tree of Savior is developed based on Lithuanian mythology, it has more European elements.
Before we develop Ragnarok Online we did publish a single player game (He’s referring to Arcturus). Tree of Savior is more similar to that game, such as using keyboard controls, jump commands, going up the roofs and some other actions.
We are still uncertain when the Chinese can play the game. We are currently discussing South Korea’s CBT with Nexon. As of now, the overall game development has reached 70%.

Development Director, Kim Se Yong.

17173: Tree of Savior is completely keyboard controlled. Mouse is not used. Will this design bring confusion to players? Especially to those veteran gamers from Ragnarok Online, will they feel that they are not used to the design?
Kim Se-Yong: Indeed, this game is played completely keyboard controlled, mouse is only used for user interface interaction, and even directional view is not possible (view rotation locked perhaps). This is because we believe that this game is not suitable for mouse play. Of course, players can choose to use gamepads as an option.
However, you should not worry about getting used to playing with keyboard. During our technical performance test (Focus Group Test maybe), we have specifically asked for Ragnarok Online players. They have played for probably 10 minutes and concluded that it is not a problem playing Tree of Savior without a mouse.

Tree of Savior Job Classes.

17173: Tree of Savior has 80 job classes, how are the job classes designed? Do you categorize them as different job classes even if they have one skill difference?
Kim Se-Yong: In the beginning, the player can go with four basic job classes. During class advancement, each basic job classes can branch out into 19 job classes. This is how we get 80 job classes, a lot for players to choose from, even some classes can hardly be found in other games. In the future, we are planning to add in more class advancements (second stage, third stage). 
All the skills in each job classes are different. For example, Oracle from the Wizard class, an Oracle can fast forward time, go back to the past and time stop. No other job classes has such skills. Job names are distinguished by skills; there are many job classes that have Eastern culture and elements.

Goddess of the Evening Star, Vakarine.

17173: Speaking about Eastern elements, there are players in Ragnarok Online that deemed this as a success factor for the game, the monsters and buildings based on eastern culture can give the Asians a better impression. However, Tree of Savior is more biased towards western culture, what is the reason for this design?
Kim Se-Yong: Ragnarok Online is based on a comic book. In the comic book, there are many Eastern elements. Tree of Savior is developed based on Lithuanian mythology (Thor was one of the Gods and his symbol is the Oak Tree), so it is more biased towards European elements. While Ragnarok Online has large world maps, Tree of Savior will focus more on details.

– Open World Field Boss Raid Instances Supports 200 Players –

17173: So far, the monsters in Tree of Savior looks to be more “exotic”, but it does not leave a deep impression for us. Is this because of the game’s view?
Kim Se-Yong: Yes, we wanted to make Tree of Savior more of a fantasy game. We used tree, stone, metal etc. to create the monsters. You can see wood element monsters, when they move they look like ants. This gives a more natural feeling.
Actually, all the Tree of Savior’s background and monsters have the “plant” element in it. Whether it is dungeon instances or villages, there are many trees. Even some dungeon instances are in the tree itself. This is also why this game is called Tree of Savior.
Maybe because not everyone is exposed to the game yet, I believe when everyone plays the game, no matter the scene or the monsters will give a lasting impression to the players.

Boss instances.

17173: You talked about instances earlier. In Ragnarok Online, PvE and boss fights are all in the fields. Will Tree of Savior be any different?
Kim Se-Yong: The instances in Tree of Savior are also in the fields. We are open world. The instances are unlike traditional MMORPG where it is a closed and separated. Players can go fight the boss alone or party up to five members to fight boss together.
Because of the open world design, one boss raids can support up to 200 players at once. Each party can only have maximum of five members. Even though you cannot party with the rest of 195 players, but there will be some kind of interaction between players.
17173: With so many people gathered together, will there be cases of kill stealing bosses or large scale PvP in the fields? How the game is designed in terms of PvP? Are you going to design something like “War of Emperium” in Ragnarok Online?
Kim Se-Yong: PvP is not allowed in the fields and instances. However, we will have arenas for 1v1 and 3v3. In the future we are looking to implement 5v5 in the arena. As of now, we have not implemented any kind of guild siege like other games, but we will consider this option.

– Card System Allows Players to Summon, Ride and Control Bosses –

17173: Looks like Tree of Savior will be leaning towards PVE content. So far, how many bosses are there? What can players gain from fighting bosses?
Kim Seyong: So far we have about 200 bosses. Each has its distinct characteristics. For example, some bosses will constantly summon minions, some will escape when hit and everyone has to chase him in order to defeat him.

As far as drops are concerned, there will be equipment, ingredients and cards. Different classes can use cards differently. For example, Sorcerer can summon boss using its card; Wugushi whom is specialized in poison can utilize cards to change the content of the poison; and of course, cards can be directly used as skill as well.

17173: Are you only able to use the card once? And are the cards only dropped by boss monsters?
Kim Se-Yong: There are a lot of uses for cards, I had just covered the tip of the iceberg earlier. If the player uses the card as a skill, then the card will disappear after it is used once. However for some other class such as Sorcerer, this card is permanent. Sorcerer can summon the boss, ride on the boss, treat it as pet and can be used in battle. The use of cards is dependent on job classes, and yes, only boss can drop cards.

Sorcerer summons boss using boss card to kill monsters.

17173: So are cards the center of the gameplay in Tree of Savior?
Kim Se-Yong: No, card usage is only one part of the gameplay. Our most core gameplay is still the 80 job classes that will bring a completely different experience to Tree of Savior.

*Remember that, we even post the interview of our partner Tree of Savior Game, so stay tuned.
Source: Tree of Savior Game

Revisão: XD

Sobre admin

[fbcomments]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*