Explicação sobre o sistema de classes

Explicação sobre o sistema de classes

Ontem publiquei um texto explicando como funcionará o sistema de classes em Tree of Savior, porém, como muitos ainda não entenderam, resolvi fazer este guia bem detalhado de como ocorrerão os avanços de classe. Leiam com atenção. Parece ser complicado mas na realidade não é, vocês só precisam ter atenção ao ler este guia.

Quando você começar a jogar, terá que escolher entre quatro classes básicas que são: arqueiro, espadachim, mago e clérigo.


archerbotclericbotswordmanbotwizard

Ao alcançar o nível 15, você pode trocar a classe ou permanecer melhorando a classe básica no NPC Mestre de Classes em Klaipeda. Ex.: Se você escolheu ser espadachim, quando alcançar o nível 15 você poderá escolher ser Highlander, Peltasta ou permanecer no espadachim sendo rank 2.

guia2

Caso você não tenha escolhido avançar o rank do espadachim, você não poderá mais fazê-lo. Não há como subir o rank da classe básica caso você troque de classe logo no primeiro avanço, não se esqueçam! Caso você tenha escolhido evoluir a classe básica, você só poderá avançá-la até o rank 3. Agora, tomando como exemplo a escolha do Highlander, você pode trocar de classe no próximo avanço para Barbarian, Hoplite ou permanecer evoluindo o Highlander.

guia1

Caso você tenha escolhido avançar o rank da classe espadachim para 2, ficará assim:

guia3

Ou seja, no primeiro avanço de classe, se você resolver trocar a classe para Highlander, não poderá melhorar o espadachim e ele ficará sendo rank 1. Caso você escolha o avanço do Espadachim, poderá evoluí-lo para o Rank 2 podendo escolher depois o Hoplite/Barbarian de Rank 3 ou continuar o avanço para Espadachim de Rank 3.

Duas perguntas importantes que vi na publicação da página:

Tem como escolher o Highlander e o Peltasta?
R: Não! Para ficar mais claro, usarei uma explicação baseada no jogo Ragnarok Online. Imaginem que as classes 1.1/1.2 do Ragnarok sejam as classes básicas do TOS. No sistema de RO, você não podia ser templário e cavaleiro ao mesmo tempo nas classes 2.1/2.2, certo? É a mesma coisa em Tree of Savior. Se você escolher o Highlander, não poderá evoluir o Peltasta, e vice-versa. Porém, esta escolha não mudará os caminhos futuros, as classes Barbarian e Hoplite abrirão não importa o caminho que fizerem na segunda classe.

Qual a vantagem de escolher ranquear o espadachim (que é uma classe base) sendo que perderei as classes Highlander e Peltasta?
R:
É uma questão de saber o que é melhor para o seu personagem. Ranqueando o espadachim, você poderá melhorar as habilidades que você já tem e ainda abrir outras! Talvez as habilidades do Highlander e Peltasta não sejam úteis para o seu resultado final, e o Espadachim abra habilidades que se encaixam melhor com seu estilo de jogo. Vamos supor que no beta você queira como resultado final a classe Cataphract, que utiliza uma alabarda (lança de duas mãos) como arma. Ranquear o peltasta não é útil para você, já que o peltasta utiliza um escudo e uma espada. Ranquear o Highlander também não, pois ele é especialista em espada de duas mãos. Não há motivo para aprender habilidades de Peltasta e Highlander caso você queira um Cataphract!

Sendo assim, o espadachim de rank 2 parece ser a melhor opção, pois tem habilidades de buffs e de provocação muito boas. Além do mais, com o espadachim de rank 2, o Hoplite (especializado em lança de uma mão) é habilitado direto, o que pode combar bem com sua especialização de lança de duas mãos do Cataphract.

cataphract

Certo. Entendendo a essência de perdas e ganhos das classes, agora fica mais fácil. Repetindo: Se você escolheu o Highlander (R2), terá a opção no próximo circulo de classes melhorar o Highlander para rank 3 ou trocar de classe para o Barbarian ou Hoplite (Ambos R3). Porém, agora existe um detalhe que foi dito pela GM Leslie. No caso do espadachim, se você não melhorá-lo no primeiro avanço você não poderá mais fazer isso. Porém, a partir das classes de Rank 2, você pode ir e voltar em quais você quiser melhorar.

rank3

A GM Leslie deu alguns exemplos:

Neste exemplo, temos o Espadachim no primeiro círculo de classes. A escolha aqui foi avançar o Espadachim para o Rank 2. Aqui no caso, se eu bem entendi, entra a explicação da Leslie que as classes de Rank 2 são liberadas para evolução a qualquer momento. Se for isso, ela evoluiu o Espadachim para Rank 2, habilitou o Hoplite e depois voltou no Espadachim para torná-lo de Rank 3.  Aqui deixarei em aberto, pois se forem no simulador verão que ao evoluir a classe Espadachim até o Rank 3 verão que não tem a opção de habilitar o Hoplite como ela fez. Irá direto para o Cataphract e Rodelero. Ao meu entender, o esquema certo seria Espadachim até o Rank 2, depois disso habilitar o Hoplite e aí sim evoluir mais uma vez o Espadachim para o Rank 3. A explicação da Leslie e o simulador entram em conflito, por isso deixarei em aberto.

hopliter4

Vamos para o próximo exemplo:


Neste exemplo, a escolha foi diferente. Ao invés de evoluir a classe espadachim para o Rank 2, a classe Peltasta foi escolhida (sendo classificada como rank 2, primeiro círculo de classes). Com esta escolha, o Highlander e o Espadachim de Rank 2 foram desabilitados. Em seguida, são abertos o Hoplite e Barbarian, sendo o Hoplite escolhido como classe de Rank 3 (círculo 1 de classes). Depois, é escolhido a classe Cataphract, de Rank 4.

cata3


Neste caso, a escolha foi híbrida. Ela abriu mão de ir até o Rank 3 com o espadachim e já no Rank 2 abriu o Hoplite de Rank 3, e depois evolui o mesmo para Rank 4, ignorando as escolhas de Cataphract e Rodelero.

hoplite4

Regras Importantes:

1. As classes apenas podem ser ranqueadas até três vezes. Depois disso, você é obrigado a trocar de classe.

2. Se você não evoluir a classe básica logo no primeiro avanço, não poderá fazer isso depois.

3. Você pode ranquear as classes indo e voltando a partir do Rank 2. Sendo assim, se por exemplo você escolhe o caminho: Highlander (R2) > Barbarian (R3) > Rodelero (R4), você pode voltar e evoluir o Highlander para Rank 3 futuramente, assim como o Barbarian para Rank 4.

4. Você pode trocar a classe utilizada quando bem entender. Quando você troca sua classe dentre as que estão habilitadas, as habilidades das mesmas permanecem com você.

5. Quando você troca de classe, as suas roupas mudam automaticamente para as roupas da classe escolhida. As roupas podem ser trocadas dentre as classes que você tem, além disso, você também pode usar roupas que não têm a ver com sua classe. Todavia, as armaduras que você equipa não mudam seu visual. Apenas os acessórios e os equipamentos de mão.

É isso. Espero que tenham entendido. Qualquer dúvida comentem nesta publicação que eu responderei. Mas, leiam com atenção para não perguntarem algo que está no guia porque expliquei quase tudo aqui. Obrigado pela atenção de vocês!

Guia feito por Kavnos.

Sobre admin

[fbcomments]

28 comentários

  1. e eu aqui, tentando fazer de tudo para passar o tempo e chegar logo o tos, rs.

  2. Acessórios para cabeça e Hats não alteram o visual/não estão disponíveis no TOS?

  3. Uma duvida! Seguindo o exemplo da arvore do espadachim, se eu levar o rank 1 de espadachim > rank 2 de espadachim > rank 3 de espadachim > rank 4 Highlander.

    Quando eu entrar na classe Highlander vou receber as habilidades de nivel 1 de Highlander ou já as habilidades de nivel 4?

    Caramba, deve ser muito maneiro montar uma build sem tantas travas!

    Vlw pessoal!

    • Pelo que entendi você continua com as skills do espadachim, e começa as skills do highlander no rank 1, eu lembro de ter lido em algum lugar que você carrega suas skills para o proximo rank de classe, não sei ao certo se estava se referindo a atributos ou habilidades.

      • Se realmente for assim, vai ser muito bom, porque vão existir personagens especialistas e personagens mais híbridos.

        Pensar que um personagem pode pegar Barbaro até Rank 3 para ser um especialista em buffs de batalha ou pegar Rank 1 apenas pra ajudar na hora de upar.

        Contando ainda o numero de classes e o numero de Rank de cada uma, serão muitas possibilidades, cada pessoa deve criar um personagem bem adaptado ao seu estilo de jogo.

  4. Cada dia mais ansioso para o jogo vir logo!

  5. Tá misturado a explicação de Rank com “Ciclo” (Cicle no original)!

    Não existe “Swordsman Rank 2″. Existe Swordsman C1 (Ciclo 1), C2 (Ciclo 2), e C3 (Ciclo 3).

    O Rank é, na verdade, cada mudança ou melhoria de classe que acontece a cada 15 níveis. Por exemplo:
    – No Rank 1, você é Swordsman C1 (Cicle ou “Ciclo” 1);
    – No Rank 2, você pode escolher ser Swordsman C2 OU Highlander C1 OU Peltasta C1;
    – No Rank 3, você pode escolher ser Swordsman C3 OU Highlander C2 OU Peltasta C2 OU Hoplite C1 ou Barbarian C1.

    Lembrando que você:
    – Só pode escolher ser Swordsman C3, se antes era Swordsman C2;
    – Só pode escolher ser Highlander C2, se antes era Highlander C1;
    – Só pode escolher ser Peltasta C2, se antes era Peltasta C1.
    Ou seja, só pode escolher o próximo “Ciclo” da classe, se você já estava nela.

    Só não confundam RANK com CICLO. São duas coisas totalmente diferentes. O Hoplite C1, por exemplo, só está disponível lá no Rank 3. Ou seja, não há vinculo entre a numeração do Rank com a numeração do Ciclo.
    – Rank: A cada 15 níveis, você vai para o Rank seguinte. Pode escolher outra classe ou ir para o próximo ciclo da sua classe atual.
    – Ciclo: É uma melhoria de uma mesma classe. Se você opta por ficar na mesma classe, você vai para o Ciclo seguinte dela.

    Resumindo:
    – A cada 15 níveis, você sobe de Rank;
    – Quando subir, pode escolher melhorar sua classe atual (ir para o próximo ciclo dela) ou escolher uma classe diferente;
    – As classes tem no máximo três ciclos (o C3), depois disso não existe mais a opção de melhorar a mesma classe, você tem que escolher outra.

  6. Sobre ciclos espero que aumente o numero caso você queira ser sempre ex: Highlander.Unico jeito que vejo pra se ter 80 classes mesmo no jogo e ter a opção de ter mais ciclos pra cada classe.

  7. Entendi alguma coisa? NADA!

    Só sei que gostei do “além disso, você também pode usar roupas que não têm a ver com sua classe”.

  8. O jogo irá até qual Rank?
    E classes como Shinobi e Corsair? seriam de qual Rank?

    • Infelizmente ainda não temos nenhuma dessas infos, temos que aguardar um pouco mais, assim que soubermos iremos informar tanto aqui como em nossa página no facebook, portanto fique atento. 🙂

  9. Seria muita sacanagem se eu fizesse Swordsman C1>Hoplite C1>Cataphract C1 só pra poder usar montaria e depois upar apenas Hoplite? Digo… Isso seria possível? Chegar em uma classe avançada (como Cataphract) só pra usufruir de um de seus benefícios (montaria) e simplesmente usar apenas a arma e skills de uma classe anterior (como o Hoplite)?

    Quer dizer, eu ainda seria um Cataphract, mas que focaria mais nas skills de Hoplite ^^

    • Isso vai aumentar a versatilidade das classes. Acho interessante. Você pode fazer o mesmo pensando nas outras classes, não só nas classes de Tank. Por exemplo, as classes que usam um PET. Você poderia evoluir só para habilitar o pet e depois mudar de volta para sua classe de combate, que não poderia ter pet, mas agora tem.

      Infelizmente não podemos habilitar classes de Tank e classes de Dano Mágico ao mesmo tempo. Imagina ai, fazer um tipo de Cataphract Cryomancer, ou então um Barbaro Necromante. *—*

  10. Esclarecendo mais ainda, só para eu ter certeza que realmente vai ser assim tão incrível… *—*

    Vamos poder usar as skills de todas as classes que formos liberando, independente da classe que estivermos utilizando naquele momento? Ou só vamos poder usar as skills se trocarmos de classe novamente?

  11. Não. Como já foi dito, poderá usar as todas as habilidades das classes atingidas. E para ter Espadachim R3, precisas, obrigatoriamente, evoluí-lo para R2 no lvl 15.

    E uma coisa que gostaria de entender é: Se eu deixar o máximo de classes que eu puder o mais breve possível no R1, eu poderei deixá-las todas no R3?

  12. Quais classes a partir de swordsman são tankers?
    Obg!

  13. Putz bom guia =D
    uma dúvida que eu tinha era exatamente se a roupa do meu char poderia ser trocadas entre as classes que ele possui =D

  14. * Lê de cabo a rabo o texto *

    …hum…

    * lê novamente *

    hum….hummm…

    * revisa umas parte *

    Droga…lá se vai uns 3 chars só para entender como isso funciona…

  15. Olá,
    Eu cheguei com level 15, mas não sei como evoluir, quando falo com os NPC’s Master eles nem falam nada :/
    Tenho Archer e queria passar para Ranger… :/

  16. Então eu não posso ser 2 classes do mesmo rank? Por exemplo, ser pyromancer e ao mesmo tempo crymancer?

  17. Gente me ajuda ae por favor me ajuda estou fazendo um mosketer,e pela.minha build seria 1 archer 2 range, mas quando eu peguei a segundo Ranke em vez de clicar em ranger acabei clicando em hunter a habilitando até a quest, existe como cancelar pra eu pegar a classe certa.

    Obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*